Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), é uma forma de intervenção amplamente utilizada em psicoterapia e aconselhamento. Sabe-se que hoje existe um grande número de pesquisa demonstrando sua eficácia em uma série de transtornos e distúrbios psiquiátricos.

Ela teve o seu início na década de 1960 com Aaron Beck que após suas pesquisas, propôs que os sintomas de depressão poderiam ser explicados em termos cognitivos, (que significa a forma como se pensa), como interpretação tendenciosa das situações, que o indivíduo pensa a respeito dele mesmo, do mundo e do futuro. Dando o nome para essa forma de a Tríade Cognitiva.

Segundo Beck, Nos temos mais acesso aos pensamentos. Eles são automáticos, aparecem sem que nos demos conta, e quando percebemos, estamos pensando sobre algo que geralmente nos preocupa, repetidas vezes, durante grande parte do tempo. Eles aparecem e desaparecem e segundo Beck, esses pensamentos, estão ligados com algo que aprendemos ao longo da vida, que são as Crenças. Essas crenças podem ou não está relacionada como a forma distorcida. ou seja, como uma lente distorcida da realidade. As crenças e os pensamentos estão interligados, ou seja: “nós pensamos, nos agimos; nós agimos nos pensamos, nós sentimos”.

A Terapia fornece as ferramentas adequadas e um suporte para envolver um importante processo de mudança sem desperdiçar tempo prolongado. A razão porque a TCC é tão aceita, é simples: ela tem um alto índice de funcionalidade.

A TCC visa alterar padrões de pensamentos e comportamentos que nos mantem presos e nos impede de superar os obstáculos que enfrentamos.

É útil trabalhar em nossos pensamentos e crenças para lidarmos melhor com as questões como ansiedade, depressão e outros. Exemplo: Digamos que eu tenha medo de falar em público. Minha fuga é causada por minha baixa autoconfiança, mas cada vez que eu fujo da situação, evitando falar em público, eu reforço o meu medo, criando um circo vicioso. A TCC, me permite pequenos passos, a fim de obter resultados positivos. A TCC, portanto, aborda umas variedades de situações desagradáveis como: Estresse, raiva, medo e emoções desproporcionais.

Doraci Silva

GOSTOU? COMPARTILHE...

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

LEIA TAMBÉM...