Como funciona a Fisiologia do Sono

Um sensor será colocado no dedo e uma máscara respiratória na face, para que possa captar os sinais do sistema nervoso e enviá-los ao computador. Em apenas 7min30s, o cliente irá aprender a sincronizar a respiração com a variabilidade cardíaca em um ritmo mais lento possível, por isso o nome Fisiologia do Sono. A diminuição da velocidade e a regularidade entre as ondas respiratórias e cardíacas, geram uma diminuição das funções neurofisiológicas, proporcionando um melhor conforto respiratório e favorecendo um equilíbrio importante para a saúde. São realizados cinco exercícios respiratórios com duração de apenas 1min30s (cada).

A Importância da Respiração

Em um minuto, fazemos 12 respirações completas. Por dia, quase sete mil litros de ar circulam em nossos corpos. O problema é que com o passar dos anos, adquirimos hábitos que prejudicam o processo respiratório.

Ansiedade, obesidade e distúrbio das vias aéreas estão no topo da lista dos problemas que distorcem a respiração correta. Todos processos consciente que levam um erro ao outro e atingem em cheio o processo de respirar.

Essas ações faz com que o número de respirações sejam maior que a média. E nem sempre esses movimentos são completos. Infelizmente esquecemos que respiramos e só lembramos da nossa respiração quando por qualquer motivo deixamos de respirar, mesmo que seja por alguns segundos.

Quando ficamos ansiosos a nossa respiração inverte e o movimento do diafragma ao invés de contrair, distende.

A obesidade aumenta a gordura acumulada no pescoço e o músculo que envolve o pulmão. Isso faz com que o individuo tenha um esforço muscular muito maior do que o necessário para respirar.

Nossos pulmões entram em um processo de envelhecimento antes mesmo de chegarmos aos 40 anos.

Mais de 70% da população brasileira sofre com problemas de rinite e sinusite.

Muitas pessoas buscam alívio através dos descongestionantes que trazem uma melhora temporária, mas podem causar outros problemas nas estruturas nasais. O ideal seria controlar esses sintomas através de um tratamento adequado com um especialista da área.

Vale ressaltar que quando pedimos ao cliente para fazer uma Respiração Diafragmática, ou concentrar a mente no presente (Mindfulness), na maioria das vezes, muitos acabam desistindo porque o aprendizado de voltar a respirar corretamente ou de forma mais funcional, nem sempre é um exercício fácil. A Fisiologia do Sono, portanto, vem como uma referência essencial e capaz de proporcionar um novo aprendizado respiratório, respeitando o ritmo de cada pessoa e induzindo um novo aprendizado, através da fisiologia ou da própria respiração da pessoa que faz o treinamento.

Objetivos:

  • Favorecer o sono e a atividade cardiorrespiratória. Para isso o cliente é orientado a inspirar o ar profundamente;
  • Gerar um arquivo sonoro no formato MP3 com uma gravação personalizada e única, do melhor desempenho respiratório, para treinar em casa.

O cliente poderá ouvir exatamente o som da sua respiração e do seu melhor desempenho respiratório, desenvolvido nos 5 exercícios

Tele inicial:

Tela Inicial: Representando o Coração (ondas – gráfico vermelho) e Respiração (ondas – gráfico verde). Através dessa tela, o terapeuta poderá acompanhar também o fluxo sanguíneo e movimento respiratório, através das imagens em movimento que representam os locais do cérebro e do corpo que estão sendo estimulados, juntamente com a velocidade de cada movimento. Assim, no decorrer de cada exercício, o terapeuta poderá auxiliar o cliente para chegar ao seu objetivo.

Tela final:

No Resultado final teremos:

  • A porcentagem de acertos de cada exercício;
  • Analise gráfica linear cardiorrespiratória (verde = respiração + vermelho = coração);
  • Resultado em milissegundos do tempo ideal para inspirar e expirar no ritmo respiratório e cardíaco;
  • Gravador que irá gerar o som em MP3 do melhor ciclo respiratório do cliente gerado durante os exercícios.

Benefícios:

  • Melhora o sono e a vigília. E também insônia e distúrbios do sono;
  • Eficaz como Técnica de Relaxamento e Respiração Diafragmática;
  • Melhora os pensamentos invasivos e disfuncionais. Ajudando na Atenção Plena.

GOSTOU? COMPARTILHE...

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

LEIA TAMBÉM...