Como funciona a Avaliação Neuropsicológica?

A avaliação neuropsicológica é o instrumento de estudo da Neuropsicologia, que busca identificar o perfil cognitivo de pacientes com ou sem dano cerebral. A partir da avaliação neuropsicológica é possível traçar o perfil cognitivo do paciente e comparar com o esperado de acordo com sua idade e escolaridade, ou nos casos de reavaliação para acompanhamento evolutivo, de forma a averiguar os possíveis indicativos de disfunções, forças e fraquezas.


Uma variedade de causas e suspeitas diagnosticas leva um profissional médico (psiquiatra, geriatra, neurologista, endócrino, dentre outros) a solicitar um exame neuropsicológico. São elas:

A avaliação neuropsicológica é constituída pelos seguintes passos:


1. Anamnese/coleta de informações: trata-se de uma entrevista dirigida com o paciente e um familiar, que busca identificar aspectos como histórico acadêmico, profissional e ocupacional, queixa clínica (funções cognitivas que têm se mostrado alteradas, início e padrão dos déficits, seu impacto na funcionalidade e tarefas do dia a dia), rotina (hábitos, preferências).
2. Seleção de testes e outras medidas apropriadas para avaliação minuciosa de cada uma das funções cognitivas (atenção, funções executivas, funções motoras, funções visuais, praxia, linguagem, memória, processos de aprendizagem funcionamento intelectual).
3. Análise de resultados: análise das medidas estatísticas obtidas.
4. Interpretação e diagnostico: elaboração do laudo.
5. Devolutiva: retorno ao paciente e seus familiares sobre o resultado do exame, avaliações clínicas e condutas terapêuticas.


Doraci Silva @psi_doraci
Neuropsicóloga (UNIFESP) diagnóstico e treinamento através de neuro imagens.
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental para crianças e adultos.

Leia também Como Funciona Os Treinamentos De Neurometria?